Você conhece meu novo blog, o Mostre sua cidade? Ele precisa de postadores! Quer ser um? Então responda este formulário!
O Minha Cidade acgradece!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Gripe ou resfriado?

Postado por Lulu às 10:02

A dúvida é mais do que natural, pois os sintomas são bem parecidos. Mas há diferença entre eles

Nik

Tanto a gripe quanto o resfriado são causados por vírus, mas de espécies diferentes, portanto não são a mesma enfermidade.
A gripe é causada pelo vírus influenza A e B, que sofre mutações anuais. Por conta disso, adultos e idosos precisam repetir a vacina todos os anos. Já o resfriado é causado pelo rinovírus, em 70% dos casos. E são mais de 100 tipos, daí a dificuldade de se desenvolver uma vacina. Ambos são bastante contagiosos, sendo transmitidos até por gotículas de saliva. Estudos norte-americanos mostraram que a principal via de transmissão dos vírus do resfriado e da gripe é manual. A criança espirra sobre um brinquedo e, minutos depois, uma outra toca no lugar e leva a mão ao nariz ou à boca. Contágio feito.

Sintomas
Na grande maioria dos casos o resfriado afeta nariz, ouvido ou garganta, provocando coriza, irritação das mucosas, tosse, espirros e, às vezes, leve elevação da temperatura corporal. No caso das gripes, os sintomas costumam ser mais intensos e incluem febre alta, dores musculares, cansaço e dificuldade para respirar, situação em que a criança deve ser levada ao médico para verificar se existem outras doenças associadas.

Como tratar
O tratamento no caso de gripes e resfriados tem como objetivo aliviar os sintomas, pois em geral a cura é espontânea. É importante incentivar a criança a tomar mais líquido. É possível que o apetite diminua durante a enfermidade. Deve-se fazer lavagens nasais com solução fisiológica e estimular a criança a assoar o nariz várias vezes ao dia. Se necessário coloque um umidificador de ar no quarto para facilitar a respiração da criança. No caso de febre, controlar com banhos ou antitérmicos. Não se deve administrar descongestionantes, antiinflamatórios ou xaropes para aliviar a tosse, sem antes consultar um médico.

Outras doenças associadas
A gripe e o resfriado em geral duram cerca de quatro dias, mas a enfermidade pode também ser a porta de entrada para outras viroses e doenças mais sérias. “O vírus quando atinge o sistema respiratório pode causar um desequilíbrio na resistência da criança, diminuindo sua imunidade e predispondo-se a infecções por bactérias”, afirma o pediatra Joaquim Rodrigues.
Como conseqüência, essas bactérias, principalmente o pneumococo e o hemófilo, podem atingir órgãos como os pulmões, os ouvidos e os seios da face e daí causarem, respectivamente, pneumonia, otite e sinusite.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,EMI1017-15326,00.html

1 comentários on "Gripe ou resfriado?"

Em@ on 11 de janeiro de 2010 às 08:42 disse...

Uma coisa muito importante é não tratar a gripe e o resfriado (constipação em Portugal) com antibióticos. Estes só devem ser utilizados quando surgem patologias (doenças) associadas: otites,pneumonias, sinusites, etc.
Isto porque os vírus não se tratam com antibiótico, mas as bactérias sim.
Aqui em Portugal, como em quase todo o mundo, houve uma "moda" (e ainda há....) de tratar tudo com antibiótico e depois, quando este é realmente preciso, já não faz efeito.

Beijinho , Lou

Postar um comentário

 

Blog da Lou Copyright 2009 Sweet Cupcake Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez